quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Chegamos no mês de Outubro e com ele o Outubro Rosa voltado para o combate ao câncer de mama.



O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No Brasil, são cerca de 49 mil novos casos de câncer de mama em mulheres por ano, e esse número vem aumentando nas últimas décadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O câncer de mama também pode ocorrer em homens, mas em número muito menor.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames.
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Atenção: mulher acima de 40 anos de idade tem direito a mamografia grátis! A Lei Federal nº 11.664/2008, entrou em vigor a partir de 29 de abril de 2009, garantindo o benefício a partir dos 40 anos.
A mulher com câncer de mama, bem como toda pessoa diagnosticada com qualquer tipo de câncer, goza de uma série de benefícios assegurados por lei tais como:

- Reconstrução da mama;
- FGTS(É possível sacar o saldo total quando o titular ou os dependentes sofram da doença.);
- PIS(mesmo que o FGTS);
- Auxílio-doença;
- Previdência privada(Uma vez previsto no contrato, o beneficiário tem direito a renda mensal se comprovada invalidez.);
- Imposto de renda;
- Financiamento de imóvel(Nos casos de invalidez permanente comprovada, o titular pode solicitar a quitação do imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).);
- Compra de automóvel(Mulheres que passaram por mastectomia ou pacientes que ficaram com deficiência nos membros superiores ou inferiores têm isenção de IPI, ICMS e IPVA na compra de veículos zero quilômetro com câmbio automático e direção hidráulica. Antes da compra, o paciente precisa requerer no Detran a Carteira de Habilitação Especial. O veículo também fica liberado do rodízio.);
- Transporte público;
- Processos na Justiça(Pacientes em tratamento de câncer têm prioridade no julgamento de ações judiciais.);
- Aposentadoria por invalidez;
- Renda mensal vitalícia(Pacientes que comprovarem não ter meios de prover sua família e nem de tê-la feita pela família, podem solicitar renda mensal vitalícia de um salário mínimo).

Muitas são as coisas que deixamos de lado em função da correria das nossas vidas. O trabalho, o marido, os filhos, a família e tantas outras coisas vêm como prioridade e, quando percebemos, o dia passou, a semana passou, o mês ou até o ano, e nada fizemos por nós. Esse já é um hábito arraigado na vida de grande parte das mulheres, mas é hora de acordar e mudar isso de uma vez por todas.

Portanto, não deixe para depois. Eleja o seu Dia Rosa e cuide-se. Sua saúde agradece!

Fonte: http://www.mulherde30.com.br/saude/outubro-rosa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário