segunda-feira, 9 de maio de 2011

Experiência: Reação do Álcool no Organismo

Professora Gabriela
 
Esta aula teve por finalidade demonstrar os efeitos nocivos do álcool no organismo, principalmente no fígado. Uma das principais doenças do fígado é a cirrose que é uma doença crônica causada pela destruição das células, sendo irreversível se não for tratada a tempo, o processo leva à falência total do fígado e a morte. A cirrose ocorre mais frequentemente em alcoólatras, especialmente se sua dieta é pobre. O álcool lesa diretamente a célula hepática, alterando seu metabolismo e provocando sua morte.

Na última semana de abril de 2011, foi realizada uma pesquisa com os alunos dos primeiros anos, eles observaram uma simulação da reação do álcool em nosso organismo. Para essa experiência foi usado um copo transparente, um ovo e álcool.
Foi escolhido o ovo porque é uma célula, uma macrocélula; e o álcool representa a bebida alcoólica.
No caso do ovo, o álcool cozinha a clara e incha a gema. No nosso organismo, mata nossas células. Por isso, as pessoas que ingerem muita bebida alcoólica ficam inchadas.

O intuito desta experiência foi alertar adolescentes do Ensino Médio sobre efeitos nocivos do álcool e drogas no organismo.

Inchaço


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário